Em um outro artigo eu já falei um pouco da importância que o Marketing tem para as empresas.

Sinceramente, eu não sei como ainda existem empreendedores que não utilizam o Marketing em favor de seus próprios negócios. Ou pior ainda, não fazem a mínima ideia do que é o marketing de fato.

Eu não duvido que deva existir donos de empresas, em diversos nichos, que se perguntam:

“Será que preciso criar um setor de Marketing em minha empresa?”

“Será que minha empresa precisa de Marketing?”

Este artigo tem a função de argumentar a importância e o porquê todo empresário deveria utilizar o marketing em seu negócio. E para ficar mais fácil o entendimento, vou enumerar em tópicos logo abaixo. Confere aí 🙂

 

1) Como Você Sabe Se Um Negócio É Viável Ou Não?

Ora, através do Marketing! Claro que o setor financeiro tem uma grande influência aqui, porém com indicadores e estratégias de marketing, como, por exemplo, os KPI’s (Indicadores Chaves de Desempenho) e a velha/poderosa análise S.W.O.T podem te ajudar a ver seu negócio como nunca tinha visto antes.

 

2. Desenvolvendo Produtos Vendáveis

As empresas precisam de marketing para elaborar, desenvolver e manter produtos que atendam e até superem as necessidades e desejos dos seus consumidores.

O cliente em potencial não comprará se não for atraído por um bom produto, preço compatível com a realidade dele, um ponto de vendas atrativo e se não for bem atendido.

 

3. Estratégias De Precificação

As empresas precisam de Marketing para escolher, dentre várias possibilidades, uma estratégia de preço que coloca na balança o valor percebido pelo cliente e os custos de confecção ou aquisição, seja de fabricação própria ou de fornecedores.

Em outras palavras, o Marketing tem o objetivo de fazer com que haja uma relação “harmônica” de troca que seja percebida como vantajosa pelo cliente.

 

4. Marketing É Do Início Ao Fim

As empresas necessitam de Marketing para disponibilizar seus serviços e produtos para as pessoas certas no momento certo. E essas pessoas (clientes – prospectos) tenham um possível interesse em adquiri-los.

Contudo, o trabalho do profissional de Marketing não para aqui. Também é necessário que ele planeje todo o caminho de negociação até a entrega do produto às mãos de seus clientes.

 

5. Marketing É Divulgação Inteligente

As empresas necessitam de Marketing para se comunicar com seus prospectos e clientes diante de muitas possibilidades de propagandas e publicidades na internet e em mídias convencionais. Como também precisam estar antenadas às possibilidades de ameaças de boatos e difamação.

 

6. Atendimento Antes, Durante E Depois

As empresas precisam de Marketing para assegurar a qualidade do atendimento antes, durante e depois de cada compra de seus clientes. Isso faz com que os clientes sempre fiquem satisfeitos com a empresa e possam fazer novas compras ou ainda atrair novos clientes, como seus próprios familiares e amigos.

 

7. Ajudando As Pessoas A Fazerem Escolhas

Pense comigo: “Por que as pessoas deveriam escolher sua empresa em vez do seu concorrente?”

O Marketing possui como objetivo tornar a percepção de valor da empresa maior do que a de seus concorrentes diretos e indiretos.

 

8. O Marketing Também Pode Ser Feito Dentro Da Própria Empresa!

Isso se chama Endomarketing! As empresas precisam desse tipo de Marketing para estimular constantemente seu quadro de colaboradores, pois isso reflete diretamente no atendimento aos parceiros, fornecedores e, claro, aos clientes.

 

9. Marketing É Relação Com O Mercado

As empresas precisam de Marketing para atuar de forma séria na sustentabilidade social e ecológica e gerenciar seus impactos em relação ao mercado.

 

10. Como Que Uma Empresa Valoriza Sua Marca?

Correto! Você adivinhou! Utilizando o Marketing! As empresas precisam fazer ações de Marketing inteligente para que suas marcas sejam valorizadas, objetivamente e subjetivamente, como autoridade em seu nicho de atuação.

Ressalva: Claro que o profissional de Marketing não faz todo o trabalho. Respeitando a hierarquia companhia, ele juntamente com todos os executivos e CEO’s chegam a uma conclusão de qual rumo, estratégia e objetivo a empresa deve alinhar-se. Nesse caminho é necessário que haja equipes qualificadas, desde a contratação (RH),  o setor criativo e financeiro até o operacional. Todo o processo é importante! Tudo precisa funcionar em perfeita harmonia.

 

As empresas, organizações e companhias (não importa a nomenclatura, desde que seja um negócio, principalmente, com fins lucrativos) precisam incorporar o Marketing dentro e fora de suas intermediações.

Obviamente em um artigo eu não consigo explicar tudo a respeito de Marketing ou ir de forma mais abrangente tópico por tópico, pois é um assunto muito extenso, o suficiente para escrever vários livros. 🙂

Porém acredito que você, meu querido leitor que chegou até aqui, pelo menos, já sabe que o Marketing é crucial para o sucesso de qualquer negócio, incluindo o seu!

 

Mas, minha empresa é pequena, não tenho condições de montar um setor de marketing!

 

Atualmente existem profissionais freelancers e agências especializadas que fazem consultoria para pequenas e médias empresas. Você pode entrar em contato e tentar descobrir se o trabalho de algum deles será útil para o seu negócio.

Outra opção que você empresário pode considerar, é fazer um curso de Gestão em Marketing que aborde o assunto do momento: O Marketing Digital.

Existem muitos sites e blogs na internet que falam sobre Marketing e Marketing Digital, também é uma opção, porém é necessário cautela, pois não são todos que são imparcial ou ensinam o Marketing como deveria ser ensinado.

Há alguns sites que eu particularmente gosto e nada mais justo e útil que indicá-los. São: HubSpot, Rock Content e Marketing de Conteúdo.

Conheça um pouco o Marketing em sua teoria contendo muitos conceitos interessantes no Wikipédia. E um pouco mais no site do SEBRAE. Já será de grande ajuda para você que está iniciando nesse tema.

Um abraço e boa sorte em seus negócios!

Categories: Marketing

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